FUNIL DE VENDAS

O funil de vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento do seu produto ou serviço, até o fechamento do negócio.

Trata-se de um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo cliente até fechar a compra.

Existem camadas no funil de vendas. Ele não é um processo homogêneo, mas ocorre por várias etapas.

O funil é dividido em 3 partes, que são:

Topo do funil

O topo é a parte mais larga do funil, conhecido também como a parte da consciência. Aqui a pessoa não está ciente sobre uma determinada necessidade ou problema que ela tenha. Em outras palavras, ela não busca nenhum produto ou serviço e desconhece qualquer demanda. Por isso, ela não é considerada um cliente real (ainda).

A ideia é tornar o visitante em um comprador real.

 

Meio do funil

A segunda camada do funil é onde o futuro cliente já descobriu que tem alguma demanda ou problema e busca sua solução. É o estágio em que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratá-lo.

Nesse momento, o futuro consumidor pesquisa mais profundamente sobre as opções que as empresas oferecem e decide se vai adquirir ou não o item.

Fundo do funil

Na última parte do funil é que a lead qualificada avalia seu produto ou serviço. Ela faz comparações com outras agências e escolhe qual a melhor alternativa.

Em seguida, ela finaliza todo o processo, realizando a compra.

 

 

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